Por quanto tempo se deve trabalhar com TI?

Por quanto tempo se deve trabalhar com TI?

postado em: Atualidades, Internet, Tecnologia | 0

É curioso, até engraçado como quase todas a pessoas que trabalham com TI (inclusive eu) tem uma opinião unânime quanto a profissão que exercem:

pelo amor de Deus não quero morrer fazendo isso, isso não é vida, em breve vou abrir um quiosque na praia e vender água de côco

O mais curioso é que nenhuma delas abandona de fato a profissão, seria este uma espécie de amor bandido? De fato a rotina de um profissional de tecnologia da informação pode ser uma rotina bitolada, uma rotina de certa forma tediosa e que sem dúvida exige uma entrega de tempo e dedicação bastante grande.

Tenho a impressão uma boa parte dos profissionais de tecnologia da informação vivem em um mundo a parte, acho que alguns deles tentam se desligar deste mundo e não conseguem, acho também que pode existir um sentimento de perda, algo como: “a vida está passando e eu estou aqui”.

É inegável que o mercado de tecnologia da informação é um mercado absolutamente próspero, um mercado que consegue caminhar de forma oposta a grande maioria dos outros mercados. Pesquisas mostram que não existe mão-de-obra qualificada suficiente para suprir a necessidade deste mercado, empresas perdem de lucrar grandes somas em função desta deficiência do mercado e mesmo com os bons salários oferecidos esta deficiência não é suprida.

Não seria este o mercado dos sonhos? Será que se colocarmos em uma balança os prós e contras de ser um profissional de tecnologia da informação teremos um peso maior de contras?

Não se deve dizer que existe um tempo ideal para uma pessoa para de trabalhar em algo, acho que alguém deve se propor a fazer algo até o tempo em que esta tal coisa esteja fazendo bem ao indivíduo em questão. É muito importante que se saiba o momento de de parar.  A pergunta certa a se fazer é: “Qual é o meu foco e prioridade nesta fase da vida?”.

Com esta ideia clara em mente é possível definir caminhos e serem trilhados e talvez até saber o momento certo de parar ou continuar fazendo trabalhando com algo.

Não quero generalizar também, existem pessoas que amam tecnologia da informação, amam os desafios, amam o dinamismo da área e jamais a abandonariam. Também não quero passar a impressão que área de tecnologia da informação é uma área chata, massante e estressante de se trabalhar, existem muito fatores positivos e relevantes que fazem da área de tecnologia da informação uma ótima escolha.