O lucro Brasil

O lucro Brasil

– Comprei tal coisa lá fora e paguei tanto, aqui eu teria pago mais que o dobro –, diz alguém que não sabemos ao certo se está criticando a situação econômica de seu país ou se está se gabando de ter ido ao exterior gastar dinheiro. Apesar da dúvida do momento uma coisa é certa: Eis aí um assunto chato!

Quando na roda de amigos subitamente este assunto chega tenho que confessar que me bate uma preguiça e de forma mal educada e involuntária começo a bocejar, checar as redes sociais no celular, para mim de fato é um martírio acompanhar tal assunto.

Apesar de tudo, apesar de minha falta de apreço pelo assunto é inegável que este é um mal que aflige o nosso país, recentemente me deparei com uma frase do economista Roberto Macedo sobre o assunto que me fez pensar:

Esqueça os gargalos de transporte, políticas protecionistas, alta inflação, um sistema fiscal disfuncional e moeda valorizada, tudo isso causaria na pior das hipóteses um preço 50% mais alto que o dos Estados Unidos. Há algo mais além do Custo Brasil, que é o Lucro Brasil. [Roberto Macedo]

O lucro Brasil, define o economista, é o preço que os brasileiros estão dispostos a pagar por um produto só porque ele é caro, uma ideia bastante estranha em um país de maioria pobre.

Por que pagar mais caro? É bem provável que esta seja muito mais uma questão cultural do que econômica, em minha opinião no subconsciente coletivo ainda é bastante presente a ideia do valor pela posse, se posso comprar tenho condições de me “destacar” na sociedade, sou de alguma forma superior ao meu semelhante e aí temos uma brecha perfeita para o aumento de preços.

Lucro Brasil! Por que não dizer que preços altos agora tem nome? É bom estarmos atentos!

Para quem gosta de refletir sobre o nosso mundo moderno e suas mazelas recomendo a leitura do post A história das coisas, este post contém um vídeo que apresenta dois conceitos muito interessantes sobre a forma de consumo presente nos nossos dias (Obsolescência Planejada e Obsolescência Perceptiva). Fiquei envergonhado de ver.



  • andre mangia

    Quando se compra um produto fora do país, o indivíduo pode ganhar, naquele momento, mas a sociedade perde através do defict na balança comercial. no final todos perdem pois a economia não avança, não há geração de empregos, não existe investimentos, e consequentemente não existe melhorias que poderiam reduzir os preços.

    • Olá, André! Ótima observação, questões complexas de um mundo globalizado. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Abraço!